ATO DE MANIFESTAÇÃO CONTRA O PEDÁGIO MAIS CARO DO BRASIL

04/01/2024

Na tarde desta quarta-feira (03), às 15h, aconteceu o Ato de Manifestação contra o Pedágio mais caro do Brasil. Participaram do ato o Presidente do Sindilojas Costa Doce Fabrício Bartz, Vice-Presidente da Fecomércio e do Sindilojas Otávio Morais, Diretora Financeira Laísa Chelmicki, Gerente Executiva Jane Kila, Financeiro Bianca Barros e Assistente de Comunicação e Marketing Antônia Marin.

O ato da manifestação ocorreu devido o reajuste das cinco praças de Pedágio na Metade Sul do RS, o ato foi realizado no acesso norte da cidade de Camaquã (Paradouro Grill0, onde dezenas de pessoas manifestaram sua indignação contra o aumento da tarifa, podemos contar com o apoio dos motoristas que passavam pelo local.

A tarifa básica sofreu um aumento de 28,9% passando de R$ 15,20 para R$ 19,60, sendo o Pedágio mais caro do Brasil, o principal alvo da manifestação. Neste ato, populares, juntamente com as entidades, lideranças regionais e parlamentares realizaram este protesto de maneira pacifica, sem bloqueio na rodovia.

NOTA DA EMPRESA ECOSUL

“A Ecosul informa que respeita a legitimidade das manifestações. Reforça ainda, a necessidade de que sejam sempre pacíficas, resguardando a segurança dos usuários e trabalhadores da via e não interferindo na fluidez do tráfego. Nos atos desta quarta-feira (3), a concessionária colocou suas equipes à disposição para auxiliar em ações com esses objetivos.

Em relação aos questionamentos sobre o reajuste, a Ecosul esclarece que o índice foi deliberado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), com base no contrato vigente, e leva em consideração a recomposição dos reajustes não realizados em 2021 e 2023, além do atraso do reajuste de 2022, que ocorreu somente em novembro daquele ano.

A concessionária reitera que segue à disposição para dialogar com entidades e lideranças sobre todas as melhorias possíveis no atual contrato de concessão.”